Skip to content

Marcha da Liberdade Nacional no dia 18 de junho! Vamos!

Junho 2, 2011

foto de Thiago Skárnio

 A  marcha da liberdade, foi realizada dia 28/05/2011, em resposta a violência policial que reprimiu a marcha da maconha, que tinha sido realizada na semana anterior (21/05/2011).  No entanto, a marcha da liberdade foi proibida pelo desembargador Paulo Antonio Rossi, que em um entendimento contrário a  Constituição Federal, que garante a livre manifestação em lugares públicos, desde que se avise as autoridades competentes. É necessário apenas manifestar a realização, não pedir autorização para que ela aconteça. Mas em um ato de desobediência civil os manifestantes decidiram mantê-la.

foto de Marcos Alves/O Globo

E a marcha saiu do MASP e caminhou até a Praça da República, os números variam, a imprensa oscila entre mil a 4 mil participantes, os manifestantes garantem que estavam presentes entre cinco a dez mil pessoas. Eu que acompanhei tudo ao vivo pelo live stream da casa fora do eixo, posso garantir que mil eram os ouvintes acompanhando cada passo da marcha, como se tivessem lá, vibrando a cada atualização do Bruno Torturra e do Cláudio Prado.

foto de Thiago Skárnio

Egito, Espanha, Grécia, EUA, Portugal… Essa semana apenas, são quase 700 manifestações pelo globo. Todas espontâneas, criadas em rede, sem líderes ou bandeiras exclusivas. Vivemos um momento único na história. De tomada de consciência, um despertar coletivo, de gente sedenta pelo futuro.

Portanto, traga sua indignação, mas deixe a raiva em casa. Ofereça uma piada à rua, nunca uma ofensa. Vista-se com sua melhor idéia, traga sua melhor frase, sua melhor sacada, seus braços abertos.

Não defenda apenas suas causas, mas as dos demais. Vamos dissolver nossas demandas, nossas cobranças, nossos egos… é a única forma de descobrir o que nos une de verdade nesse movimento: a vontade de saber quem nós, juntos, somos.

A Marcha da Liberdade não é apenas um protesto, exatamente. É um experimento.

Mas já dizia o Gil Scott Heron a revolução não será televisionada! Por isso precisamos materializar as idéias em atos, ir, presenciar e divulgar na rede, para que mais pessoas fiquem sabendo, para que um funcionário do estado não te impeça de manifestar sua expressão, defendamo-nos contra os governos autoritários e a violência policial! Não deixe esta chama apagar, marche, chame seus amigos, fortaleça a liberdade!  Com a vitória de uma passeata pela liberdade, foi marcada para o dia 18 de junho uma passeata nacional pela liberdade, unindo todos os movimentos sociais.

Dia 18 de junho será realizada a Marcha da Liberdade Nacional.

Eis a Marcha da Liberdade. Para todas as pessoas que não calam e que ainda acreditam na liberdade de expressão. Para todos os movimentos sociais, por moradia, por terra e por uma vida melhor. Contra o racismo, contra a homofobia. Para todas associações de bairros, partidos, anarcos, usuários, oprimidos em geral. Ligas, correntes, grupos de teatro, dança, vagabundos, grafiteiros, operários, feministas, coletivos sonoros, vítimas de enchentes, corjas de maltrapilhos e outros afins.

Para todos aqueles que condenam a brutalidade. Todas organizações, coletivos, blocos, bandos, bandas que não calam diante da criminalização dos movimentos sociais e da pobreza.

Todos e todas que não suportam mais violência policial repressiva. Que não aguentam mais a caretice proibicionista que proíbe atos, festas e boemias. Que constrói rampas anti-mendingos. Que patrocina uma polícia assassina e violenta.

Que tenta calar a marcha da maconha e não coíbe os skinheads, nazistas de continuarem a agredir LGBTs, nordestinos, pretos e outras maiorias.

Que reprime trabalhadores e professores. Que aumenta o valor do transporte público. Contra a ditadura demotucana, democratizadora da infelicidade e do caos. Vinte anos no poder, sessenta anos de cassetete e bala. Basta!

“Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.” – Cecília Meireles

FAÇA VALER SUA LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

por Júlia Eléguida

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: