Skip to content

Movimentação Cardúmica

Junho 5, 2011

Os peixes do Cardume Cultural têm nadado bastante nestes últimos meses. Além de começar o desenvolvimento de dois dos três projetos que entraram no cronograma de 2011, o Cardume está expandindo seu aquário. Construindo várias articulações com outros pólos de arte e cultura da Ilha, com o objetivo de intensificar os projetos já iniciados – a Mostra de Cultura Comunitária e o UFSCTOCK 2011 – e cultivar novas ações ainda por vir.

As articulações têm sido pensadas pela equipe de Planejamento do Coletivo e até agora foram realizadas reuniões com os grupos de estudantes-artistas dos cursos de graduação em Artes Visuais da UDESC e das Artes Cênicas da UFSC.

O primeiro churrasco do Cardume, projeto piloto de um momento regular de integração e articulação da cadeia produtiva em Floripa e Santa Catarina

++O projeto da Mostra Cultural Comunitária (MCC) acaba de ser concluído e agora começa a fase de busca por mais apoiadores e financiadores para que o projeto da MCC seja colocado em prática. Além de buscar recursos na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFSC, a organização da Mostra pretende contar com financiamento de pequenas empresas, gabinetes municipais e sindicatos.

A MCC se divide em três eixos principais: oficinas, apresentações artístico-culturais e feira de trocas. Paralelamente a estes espaços, outras atividades como basquete de rua, roda de capoeira e pista aberta de skate também farão parte da programação. Todas as atrações já estão sendo confirmadas e o núcleo de comunicação entra em cena para fazer a divulgação da Mostra. É esparado um público de 700 pessoas na Mostra, entre participantes e espectadores. A data prevista para a MCC é a Calourada promovida pelo DCE-UFSC, no início do segundo semestre deste ano.

Em sua segunda edição, a Mostra de Cultura Comunitária se apresenta repensada, ampliada e com mais espaços e atividades. A Central Única das Favelas (CUFA), a UNEGRO, o Movimento dos Sem Terra (representados pela Brigada Mitico), estudantes e cidadãos sem vínculo acadêmico ou político participam de toda elaboração e arquitetam a Mostra em parceira com o DCE da UFSC e o Cardume.

A proposta de construir um espaço dentro da própria Universidade para que as comunidades trouxessem sua cultura, arte e história surgiu em março deste ano através do Diretório Central dos Estudantes da UFSC e o Projeto Patrimônio Caeira, com o objetivo de questionar as limitações dos espaços universitários e a partir daí levantar discussões sobre as reais funções e papéis de uma Universidade.

Banquinha do Cardume no churras!

++As articulações pro UFSCtock 2011 já começaram. A organização deste ano é parceria entre o DCE UFSC, o Cardume Cultural e o Coletivo Sem Fronteiras. O Festival está marcado para os dois primeiros dias de outubro.

A Terceira edição do Festival reserva algumas surpresas e desafios empolgantes. O UFSCtock 2011 vem com a proposta de ampliar as atrações e dinâmica do evento, trazer feiras de artesãos integrando cultural popular e erudita e proporcionar espaços de reflexão sobre cultura através de oficinas e palestras.

É a primeira edição que o Festival se vincula ao Circuito FdE. As novas atividades fazem parte da proposta de tornar o Festival “com mais cara de Festival”, expandindo suas abordagens artísticas para além da música, num laboratório de experimentação das plataformas do Circuito Fora do Eixo e estruturação do Coletivo Cardume. A conexão com a rede traz novas possibilidades e perspectivas para o espaço que está sendo construído. Estão sendo desenvolvidos atividades e janelas para artes cênicas, artes visuais, literatura e cinema que integrarão a grade de programação do UFSCtock, em um híbrido artístico-cultural não segmentado.

A articulação com pessoas das Artes Cênicas da UFSC e a participação deste grupo na futuras ações teatrais no UFSCtock se apresenta como primeiro passo para implementação da frente Palco Fora do Eixo no Cardume e em Floripa. Além de trazer mais pessoas para atuarem nesta frente, está em pauta um espaço de formação sobre o Palco FdE durante a 2a Maçã, a Mostra Acadêmica do Curso de Artes Cênicas que ocorre do dia primeiro ao dia oito de julho.

++ Para reunir peixinhos com sede de cultura e apetite de fazer acontecer, o Cardume abriu as portas da Casa da Floresta a fim de acolher novos colaboradores, conhecidos e apoiadores do coletivo. Foi o primeiro Churrasco do Cardume, que rolou domingo passado.

Batuques, graves e agudos, embalaram o dia das conversas e trocas de experiências. O pessoal se aventurou na corda bamba, revirou batatinhas na churrasqueira improvisada, fotografou, gravou entrevista, participou de reunião, discutiu sobre política, cultura e arte. Aos poucos os fundos da Casa da Floresta se torna espaço oficial da troca cardúmica.

O próximo Churrasco já está marcado para o final do semestre, dia 9 de julho. Depois rumaremos nadando em conjunto para imersão na Casa Fora do Eixo, em mares paulistanos.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: