Skip to content

Movimentação Cardúmica | Julho 2011

Julho 12, 2011

Coletivares reunidos na foto oficial do Congresso Fora do Eixo Sul

Podemos dizer que o Congresso Fora do Eixo da Regional Sul, para os Cardumes, terminou ontem. E ainda está sendo digerido. Voltamos passando frio de POA na segunda-feira passada, com a Branca do Palco Fora do Eixo, que iria realizar duas mesas de discussão sobre o Palco na UFSC e  UDESC, e nos acompanhou nos agitos pós-Congresso.

O negócio é que o Congresso foi uma injeção de ânimo, pelo senso de pertencimento ao circuito que o mesmo proporcionou e pelo entendimento do que é o DNA FdE. Percebemos a horizontalidade da rede, que nao está tão clara na dinâmica da internet. Falar com as pessoas, olhando no olho, tornou tudo mais claro para nós, novatos na rede.
Entender que a rede #énós também, e não algo intangível, lá longe, “lá pra cima”, mais especificamente São Paulo, foi esclarecedor.

mesa durante o Congresso por @Nathália Schneider, Macondo Coletivo

Além de vários outros pontos esclarecidos, a questão do PCULT, os desafios da rede, a criação de uma Casa Fora do Eixo (CAFE) POA, a importância das artes integradas, o potencial que existe nas conexões com a América Latina, ainda mais Florianópolis caracterizada por ponto de encontro turístico; tudo abriu nossas idéias para um leque de possibilidades: foi o senso de pertencimento + o senso de oportunidade.
A vivência de tais questões transbordavam o momento das mesas durante o Congresso, na Casa de Cultura Mário Quintana: elas estavam sendo absorvidas e discutidas a todo momento; no almoço com a gestora da FEL, na caminhada com o cara lá de Pelotas ou um chimarrão com o outro da CAFE SP. Assim, voltamos do Congresso com um gás inexplicável.

Paulo Zé, baterista da Bandinha Di Da Dó e futuro morador da Casa Fora do Eixo POA faz sopa para os Cardumes durante a hospedagem solidária - a troca constante

A semana foi agitada íssima para o coletivo. Muitas idéias trocadas, experiências compartilhadas, e ânimo repassado. A presença da Branca foi importante para reforçar aos que nao estiveram em POA que é possível fazermos muita coisa, que as pessoas existem, que as coisas são feitas, e que as oportunidades estão ai!

os Cardumes e a Branca do Palco FdE na Casa da Floresta

As mesas que rolaram sobre o Palco Fora do Eixo, dia 06 na UDESC e dia 07 na UFSC, também foram ótimas – quem dizia que ficar em Florianópolis é suicidio profissional, trocou o discurso para “a intenção é a revolução: se for pra se ferrar em SP, prefiro me ferrar aqui e tentar mudar alguma coisa”.  A Branca – Cláudia Schulz, gestora do palco fora do eixo – explicou sobre o circuito, sobre o Palco e sobre as novas práticas de produção independente.
O coletivo passou a semana se encontrando todo dia, de um lado para o outro, vivenciando essas discussões e sendo bombardeado de informações e ânimo por quem estava no Congresso.

mesa sobre o Palco Fora do Eixo na UDESC

A Branca foi embora na quinta-feira. Durante o fim de semana o Cardume passou por conversas, discussões e avaliações.
No sábado rolou também a Tarrafada na Casa da Floresta, evento de comemoração do primeiro semestre produtivo do coletivo. A proposta era de reunir colaboradores, amigos e apoiadores num ambiente agradável ao som de Da Caverna, Apicultores Clandestinos e Shleqman Salvador – todas bandas em ensaio aberto.

Preparando o terreno..

Público no porão da CAFLO

Shleqman Salvador em seu surpreendente ensaio aberto

Os cardumes estão indo para imersão CAFE SP no fim desse mês com outra visão e sintonia, com perspectivas de dedicação exclusiva e de querer fazer as coisas acontecerem. Por isso o Congresso terminou ontem: foi uma espécie orgânica de catalisador, que ainda é digerido nas guelras do coletivo.
por Júlia Albertoni
Anúncios
4 comentários leave one →
  1. Julho 12, 2011 00:54

    Muito bom o relato!

  2. Julho 12, 2011 00:58

    Saudades da CAFLO !

  3. Julho 18, 2011 18:26

    Muito legal povo!! Vamos articulando por aqui! Em breve a Casa da Música vai ser espaço mais que propício para tantas e boas… Abraços!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: