Skip to content

Imersão PCult em Brasília

Julho 29, 2011

Imagine reunir agentes de coletivos culturais de todo o país para três dias de discussões sobre  política públicas culturais! É o que rolou em Brasília durante os dias 26, 27 e 28 de julho: uma intensa imersão do Partido da Cultura, o PCult.  A imersão trata de reunir 17 agentes do fora do eixo com uma agenda que inclui discussões acerca do modo de organização dos coletivos para pautar as políticas públicas em suas localidades e reuniões com as secretarias do Ministério da Cultura (MinC) e com as embaixadas da Argentina e do Uruguai.

Reunião do @foradoeixo com a SAV- Secretaria do Audiovisual do MinC durante Imersão Pcult. Fonte: @pablocapile

Carlos Aquino é agente cultural do Coletivo Barriga Verde, de Rio do Sul e foi à Brasília representar Santa Catarina nas discussões. Os relatos do encontro podem ser acompanhados pelo blog Barriga Verde e pelo @carlosaquino.

O Partido da Cultura funciona como uma instância livre de convergência de movimentos sociais, grupos e coletivos. O PCult é um partido não-partido, com o objetivo principal de fortalecer o setor cultural e suas pautas em espaços políticos, com a proposta de ser um canal de comunicação entre sociedade e Estado para debater e trabalhar pela institucionalização das políticas públicas culturais no país.

Relato Pablo Capilé, agente fora do eixo, sobre Imersão Pcult: 

O @foradoeixo se reuniu com várias secretarias do MINC nos últimos 3 dias. E nossa posição foi exatamente a mesma que temos apresentado Publicamente: Cobramos a radicalização dos debates com as redes e os processos participativos, a continuidade das políticas exitosas da gestão anterior e não nos interessamos em debater varejo. Estaremos postando todos os relatos, com a transparência que sempre pautou nossas ações. Solicitamos também que cada secretaria apresentasse seu programa de desenvolvimento do setor e quais as políticas estavam sendo fortalecidas para que as ações continuassem sendo descentralizadas e participativas como nos 8 anos de governo lula. Fizemos questão de contar com representantes do FDE de todas as regiões do país. E acreditamos que é o momento de todas as redes sentarem com o MINC e cobrarem compromissos com o dialogo, com a elaboracao conjunta das politicas publicas, da efetivação do Plano Nacional de Cultura e do Sistema Nacional de Cultura. Após 6 meses de cobranças publicas é o momento de cobramos oficialmente cada secretario, de fiscalizarmos de perto todas as ações, O MINC é de todos nós e temos que fazer jus a força dos movimentos em rede. Vou falando também como foram as reuniões com cada secretaria. Na SPC- Secretaria de Politicas Culturais, a equipe apresentou o Tripé temático de seus programas e politicas: Cultura, Educação e Comunicação. É a partir dali que está sendo gestado o plano de metas do PNC- Plano Nacional de Cultura que será publicado no dia 1 de setembro. Na comunicação o José Murilo, remanescente da gestão anterior, apresentou o plano de desenvolvimento para a Cultura digital e a Juana apresentou o plano para a interface de Cultura e educacão. Em breve em outros relatos detalharemos os programas apresentados.  Conversamos com o Peixe, da Secretaria de Articulação Institucional, eles falaram do Sistema Nacional de Cultura e evidenciamos como uma rede capilarizada como a nossa pode contribuir para o fortalecimento do debate do SNC nos estados e municípios. Também se interessaram e já vão participar do Encontro da Unicult em Salvador para entenderem como o processo de formação política-cultural nosso e de várias redes que compõem a Unicult podem contribuir com a SAI para a construçao do Sistema em todo o Brasil!

fonte: http://on.fb.me/qI7SGx

Quer ler mais ?

+ Carta de Princípios PCult – http://partidodacultura.blogspot.com/2011/02/carta-de-principios-considerando-que.html

+ Carta à Dilma http://www.mobilizacultura.org/site-em-construcao-2/carta-a-excelentissima-presidenta-dilma-roussef/

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: