Skip to content

Um encontro da cultura do Brasil

Outubro 27, 2011

É do dia 11 a 18 de dezembro, em São Paulo. O que mesmo? O IV Congresso Nacional Fora do Eixo. Ou melhor, o encontro da cultura do país.

Perai, vamos rebobinar.

Foi em 2008 quando aconteceu, em Cuiabá/MT, o primeiro Congresso Fora do Eixo. Momento de discussão sobre formato dessa rede de cultura livre que tomava corpo e as ações de circulação da música independente em solo brasileño. Já em 2009, na cidade de Rio Branco/AC, os debates se focaram no modo de organização interna da rede e dali surgiu a carta de princípios e o primeiro organograma do FdE. No ano seguinte, em Uberlândia/MG, o congresso tomou um formato diferente, fomentando as ações das frentes temáticas e das metas a serem atingidas no ano seguinte.  Nos Congressos, a rede desenvolveu várias tecnologias, sistemas de organização e um viva ao compartilhamento das idéias.

III Congresso Fora do Eixo em Uberlândia

5 anos, 3 Congressos e uma rede que cresceu exponencialmente, agregando mais de 90 coletivos no Brasil e na América Latina.

Em 2011? Um Congresso que vai muito além do encontro dos coletivares que fazem o mosaico fora do eixo. O encontro vai contar com a presença de diversos setores sociais – políticos, economistas, educadores e profissionais que pulsam a cena cultural do país, entre música, cinema, teatro, jornalismo e literatura. Em 2011, o evento propõe discussões setorizadas e a relação com a cultura, através dos eixos Universidade da Cultura (Unicult), Banco Cultural (Bancult), Centro Multimidia Partido da Cultura (PCult), dialogando com todas as ações e linguagens artísticas e nivelando o conhecimento produzido em cada ponto dessa efervescente rede. É o compartilhamento das idéias e o fortalecimento de referências no processo de construção de simulacros sociais, que ressignificam o Banco, o Partido, a universidade e os meios de comunicação.

Coluna Presley passa por 15 estados em mobilização para o IV Congresso Fora do Eixo

Voltando.

Mais do que o encontro presencial da maior rede de cultura livre do país, o Congresso Nacional do Fora do Eixo será, em sua quarta edição, o encontro da cultura do país, na perspectiva de movimento social. E todos os estados estarão muito bem representados e convidados a participar. Todo mundo, quem se interessar. Entre as 3 caravanas do sul, o Cardume está organizando uma delas,  junto aos agentes do coletivo Barriga Verde e do Fora do Eixo Curitiba. Sempre cabe mais um nessa barca. Logo postaremos mais informações sobre a caravana. Já se interessou? Manda um e-mail para cardumecultural@gmail.com. É do dia 11 a 18 de dezembro em Sáo Paulo, SP. Vamo nessa?

#saibamais site Oficial do Congresso

#acompanhe coluna presley

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: