Skip to content

#olhodepeixe – Hibridismos Contemporâneos por Bruno Ropelato

Novembro 14, 2011

O trabalho surgiu de um certo desconforto que eu sentia em relação a dependência dos equipamentos para poder produzir conteúdo visual. Computadores, câmera, impressoras e todos os aparatos que utilizamos no cotidiano acabam por limitar ou direcionar a forma como a criatividade se desenvolve. Após ler “O Fotógrafo” de William Flusser decidi dar vazão a essa idéia e produzi o ensaio chamado “Virtualidade”, o que acabou sendo o ponto inicial para posteriormente continuar produzindo imagens que explorassem a relação do homem com a tecnologia que ele mesmo cria. Uma relação de interdependência, de um ser que cria outro ser, este segundo inanimado e que depende do humano para ter alguma utilidade, e ser [homem] que opera as máquinas, que depende de suas invenções para continuar criando novas dependências.

Hoje somos máquinas, correndo contra nós mesmos, criando uma histeria coletiva, reclamando dela mas se esquecendo do “terrorismo temporal” que criamos na mente do próximo, que volta para nós e consome nossas mentes e corpos. 

Depois do primeiro ensaio, que foi mais ao acaso e deveria ser um fato isolado, comecei uma extensa pesquisa de sucatas tecnológicas, muitas delas estavam no lixo ou esperando para serem jogadas fora. Apesar do trabalho ter uma estética semelhante a ilustrações, todos os aparatos que imagem com os modelos e objetos, existiram, a cena foi montada assim como está na imagem. Peças coladas no corpo, cabos entrelaçados aos modelos, antenas em frutas, e as mesmas penduradas em árvores por cabos de dados. Após a imagem captada a edição se restringe a distorção de cores e outras manipulações tipicas das fotografias digitais. Quase nada é acrescentado posteriormente na imagem. 

Veja a série completa:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Gostou? Acesse aqui para conhecer mais do trabalho de Bruno.

#olhodepeixe é a coluna quinzenal para difusão de trabalhos fotográficos pouco conhecidos. A idéia é circular sempre novos autores exibindo trabalhos e temáticas em pesquisa com um pequeno texto sobre os motivos e inquietudes que os levaram ao resultado obtido. Tem um trabalho fotográfico e quer mostrar no #olhodepeixe? Mande e-mail para cardumecultural@gmail.com

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Novembro 16, 2011 17:21

    bom trabalho!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: