Skip to content

Astrolábio na #OlhoDePeixe

Novembro 28, 2011

         Levar a obra de arte para as ruas, ao alcance das pessoas,  discutir e provocar os espaços expositivos e suas formas de seleção foram motivos aos quais os fotógrafos  Edu Cavalcanti e Henrique Pereira se uniram a artista Renata Dias Maciel para expressar essa inquietude através de imagens da obra da artista em contato com a cidade.

Quando se fala em imagens de Florianópolis sempre se imagina alguns clichês, que queriam ser evitados ao máximo nesse trabalho. Buscar os locais mais inusitados para representar a relação da dinâmica entre a arte e a urbe foi o ponto de partida para surgir a primeira imagem do que chamamos de “Projeto Astrolábio”: as dunas das Rendeiras em uma madrugada de céu de brigadeiro e frio cortante somado as esferas coloridas de cimento. Tarefa nada fácil, fotógrafos com esferas nas costas e equipamentos arrastados pela areia fofa. O resultado foi tão animador que partimos logo pra segunda etapa, repetindo o mesmo processo em um trapiche no Sambaqui com a ponte Hercílio Luz lá no fundo, quase imperceptível. A madrugada ia seguindo e resolvemos parar pra abastecer as necessidades mundanas e devorar um sanduba necessário, quando nos deparamos com as obras de uma praça na Beira Mar e resolvemos conferir de perto. Desce as bolas e equipamentos e o dia nascendo e a corrida agora era contra o tempo, medo de perder a luz única entre aquela madrugada perfeita e o dia rasgando o horizonte. As máquinas da obra e a esfera colorida fazem diante das lentes o que seria nossa última imagem do dia. Na segunda intervenção, também uma madrugada fria no antigo Desterro, foi a vez da urbe histórica servir como elemento principal. Escadaria do Rosário. Desce bolas, equipamentos e o cheiro de outro tempo invade o ar… a esfera paira nos pés da antiga igrejinha e no topo dos degraus para depois rolar até a esquina da Vidal Ramos. Já no caminho de casa, nos deparamos com a Beira Mar em reforma. Agora, o grande aterro e equipamentos modernos de recapeamento das largas avenidas sugerem imagens de uma urbe em movimento e expansão. Fim da jornada e o horizonte nos mostra que o dia já vem raiando.

A experiência desta intervenção urbana e de todo o processo até chegar nas imagens que aí estão vai ficar pra sempre na memória desses dois fotógrafos e desta artista visual. Espero que tenha o mesmo impacto em você, espectador imaginário.

Este slideshow necessita de JavaScript.

#olhodepeixe é a coluna quinzenal para difusão de trabalhos fotográficos pouco conhecidos. A idéia é circular sempre novos autores exibindo trabalhos e temáticas em pesquisa com um pequeno texto sobre os motivos e inquietudes que os levaram ao resultado obtido. Tem um trabalho fotográfico e quer mostrar no #olhodepeixe? Mande e-mail para cardumecultural@gmail.com

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: