Skip to content

Férias Cardúmicas

Janeiro 7, 2012

 

Voltando de férias energizados e começando 2012 com muito estímulo! Para sacudir a poeira de férias & marasmos de final de ano os peixes do Cardume se preparam para deixar uma Floripa de turistas e nadar para Porto Alegre. Entre os dias 24 e 28 de janeiro PoA recebe a grande ocupação do #FórumSocial, do #ConexõesGlobais e do I Encontro PAN. O PAN (Ponto de Articulação Nacional) é formado pelos Colegiados Regionais e Estaduais do Fora do Eixo que se reúnem semanalmente e são responsáveis pela definição das macro-políticas referentes ao Fora do Eixo e possuem caráter consultivo e deliberativo.

São atividades simultâneas que se entrecruzam em um encontro de redes e movimentos culturais, discutindo temas como música, políticas públicas para cultura, democracia 2.0, diálogo de redes e cultura digital. O do Fora do Eixo também integra a programação cultural do Acampamento da Juventude, elaborada junto a movimentos sociais diversos, como o Movimento Negro, Grupo de Ação Afirmativa Afrodescendente (GAAA), Tribo Brasil, entre outros.

Reuniões livres no Congresso Fora do Eixo em dezembro

Para acomodar agentes culturais de todo o país, essa semana foi lançado o #HospedaCultura Sul. A campanha aconteceu forte ano passado lá em SP para o IV Congresso FdE, em dezembro, e a gente fez um post sobre isso aqui. Agora é a vez do sul hospedar a Cultura e quem está organizando a rede de Hospedagem Solidária em Poa é a Casa FdE Porto Alegre.

O #HospedaCultura Sul está mapeando moradores de Porto Alegre interessados em receber gestores do Fora do Eixo durante o Fórum Social Temático. Para participar e ceder sua maloca, seu sofá ou seu cantinho é só se cadastrar aqui: #HospedaCultura Sul

#EncontroPAN 

O I Encontro PAN reúne gestores representantes de Frentes Temáticas (linguagens artísticas), tais como música, teatro, literatura e Frentes Mediadoras e Produtoras, atuantes na sustentabilidade, articulação local, circulação, distribuição e comunicação da rede. Focados na discussão e ampliação das diretrizes gerais do Fora do Eixo em 2012, os agentes do PAN vêm de todas as partes do país a Porto Alegre em um momento que favorece a ampliação no campo de trocas de conhecimento e tecnologias sociais.

#FórumSocial

O Fórum Social Temático é o momento preparatório para a Cúpula dos Povos da Rio+20, marcada para junho deste ano. O tema central dos debates é “A crise capitalista e os caminhos para a justiça social e ambiental”. Mais de 400 atividades autogestionárias já se inscreveram no Fórum que tem presença confirmada de 300 convidados nacionais e internacionais, entre intelectuais, representantes de movimentos sociais, ativistas, ambientalistas, indígenas, entre outros.

#Programação Cultural

Entre as bandas que se apresentam estão Rinoceronte (Santa Maria), Bandinha Di Da Dó (Porto Alegre), Mar de Marte (Erechim), Pindorália (Caxias do Sul), Humanish (Curitiba), Catavento de Bolso (Esteio), Da Caverna (Florianópolis) e Os Vespas (Gravataí). As apresentações se distribuem em três espaços diferentes: Acampamento da Juventude, Terraço da Usina do Gasômetro e Anfiteatro Pôr do Sol. Os shows são de 25 a 29 de janeiro, a partir das 18h e seguem até às 24h.

As bandas Humanish, Bandinha Di Da Dó, Rinoceronte e Da Caverna tocaram em Floripa em 2011 com o Cardume

Junto ao Fora do Eixo, alguns dos movimentos sociais envolvidos são Rocha Dura, Movimento Negro, Grupo de Ação Afirmativa Afrodescendente (GAAA), Cabul Mirim, Pontos de Cultura, Tribo Brasil, Hip-Hop, Hard Core, Aliança dos Mutantes, Quilombolas Território da Cidadania Zona Sul, TV Nagô, Dimensão Experimental, Capoeira, Associação Cultural José Martin, Democracine e Acrer (Associação Cultural de Reggae do Rio Grande do Sul).

#ConexõesGlobais

A Casa de Cultura Mário Quintana será transformada em um ponto de efervescência cultural, digital e política durante o Fórum Social Temático e o Fora do Eixo também faz parte desta ação. De 25 a 28 de janeiro de 2012, a Casa de Cultura vai ser espaço para o Conexões Globais, evento de articulação das manifestações e ferramentas da Cultura Digital realizadas de forma horizontal e democrática por mobilizações sociais em diversas partes do mundo. O Fora do Eixo integra a cobertura colaborativa do evento que tem entre seus convidados, Claudio Prado, Ivana Bentes, Sergio Amadeu, Giuseppe Coco e Rodrigo Savazoni.

Anúncios
2 comentários leave one →
  1. Janeiro 9, 2012 20:44

    Gostaríamos de fazer uma parceria com vcs. Nós criamos um roteiro de floripa para celulares android.

    http://www.obafesta.com

    https://market.android.com/details?id=com.obafesta&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5vYmFmZXN0YSJd

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: