Skip to content

#OlhoDePeixe: Elementares, por Paula Mello

Janeiro 9, 2012

A #OlhodePeixe dá continuidade aos trabalhos e estreia em 2012 com a série inédita Elementares, da Paula Mello. As fotos não receberam nenhum tio de tratamento e as analógicas foram feitas com câmera Nikomat, já as digitais foram clicadas com uma Nikon D80.

” Comecei na fotografia analógica e levei um tempo para começar com digital. Mas, independente da câmera utilizada, sempre me foquei em fotografia autoral, e consequentemente conheci e me apaixonei por fotografia experimental. A ideia de poder interpretar a realidade, re-inventa-la, significa-la de modo único, a possibilidade de gerar ilusões e confusões óticas me encantou. O digital me permitiu mais experimentações, passei a fotografar mais e arriscar também.

No digital uso modo sequencial muitas vezes, aproveito a possibilidade de mudar de ISO, trabalhar a mesma luz com várias regulagens diferentes em pouco tempo, mudo objetivas, filtros e disparo incessantemente. Transporto as experiências e tentativas pro analógico (e vice-versa), que recebe e capta as mesmas informações de modo totalmente diferente! Estas possibilidades complementares alavancaram minha abordagem cada vez mais pensada e pensante da fotografia – fruto, também, da formação em filosofia.

Buscando sempre o não visto – eternamente instigante – tentando captar o que passa despercebido, do detalhe ao grande plano, os (in)visíveis, “elementares” está em processo há dois anos. O uso de filtros coloridos no ato fotográfico e de sobreposições são recurso de linguagem, não forma consolidada. As fotos estouram em tons tanto quanto em sentimentos, sinesteticamente.

Tiradas em Lins, Marília e Bauru; interior de São Paulo; de modo analógico, digital; cores, muitas e reduzidas cores e elementos; traduzindo diver(c)idades.

A série re-cria dois elementos comuns do dia-a-dia , postes e árvores, de maneira incomum, buscando questionar e brincar com os limites do visível, da fotografia e da imaginação.”

++ Tem mais do trabalho da Paula no flickr dela !

Este slideshow necessita de JavaScript.

#olhodepeixe é a coluna fotográfica quinzenal do Cardume. A ideia é gerar uma circulação virtual de novos autores exibindo trabalhos e temáticas em pesquisa. Acompanhando a série a gente publica um pequeno relato sobre os motivos e inquietudes que levaram os artistas ao resultado obtido.

Tem um trabalho fotográfico e quer mostrar na #olhodepeixe? Mande e-mail para gente! cardumecultural@gmail.com

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: